Informações Gerais

  • 30h
  • 121 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 12/5/2023
  • sem discussões
  • 39 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedagógicos/andragógicos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e o desafio da avaliação para uma prática saudável na preceptoria.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Contribuir com a formação do profissional de saúde que pratica ensino em serviço, com informações sobre metodologias para abordagem prática do ensino e da avaliação discente. Ação de projetos de extensão como uma ferramenta para o ensino de habilidades de comunicação e humanização. Metodologias de ensino em ambiente real e em tempo real e em ambiente estruturado para as atividades práticas. A importância da avaliação como instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem e sua evolução.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contextualizar a importância do cenário prático hospitalar e a interação dos saberes em ensino na saúde, e como utilizá-los para o desenvolvimento de habilidades e a construção das competências profissionais, integrando teoria e prática; Elencar algumas metodologias de ensino que podem ser aplicadas nos cenários práticos de aprendizagem; Apresentar as vantagens dos projetos de extensão para o ensino das habilidades de comunicação e humanização; Abordar os benefícios da avaliação discente como instrumento pedagógico de aprendizagem e estimular a avaliação do serviço e do preceptor enfatizando a oportunidade de melhoria do ambiente para o processo de aprendizagem.

Conteúdo

UNIDADE 1: INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NO HOSPITAL DE ENSINO
AULA 1: Esclarecimentos Conceituais I: o Hospital Escola e a Integralidade do Cuidado.
AULA 2: Esclarecimentos Conceituais II: Interdisciplinariedade, Multiprofissionalidade e a Interprofissionalidade no Hospital Escola.

UNIDADE 2: O ENSINO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS NO HOSPITAL ESCOLA.
AULA 1: Os saberes do preceptor para a integração ensino-serviço no Hospital Escola.
AULA 2: Estratégias pedagógicas para ensino em serviço no cenário hospitalar.AULA 3: Os projetos de extensão e a humanização do cuidado: suas vantagens na aquisição de habilidades no ambiente hospitalar

UNIDADE 3: ENSINO NA PRÁTICA: O TIPO DE ATIVIDADE DIRECIONANDO A METODOLOGIA DO ENSINO
AULA 1: Ensino em ambiente real e em tempo real
AULA 2: Ensino em ambiente estruturado

UNIDADE 4: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES CLÍNICAS DO ALUNO
AULA 1: A avaliação de atitudes
AULA 2: Avaliação discente em ambiente simulado e em ambiente real.

Como nos organizamos

Como nos organizamos

METODOLOGIA

Este módulo é baseado em uma situação problema, utilizando a reflexão, auto-avaliação e estímulo a sua capacidade de leitura no ambiente de hospital de ensino e das atividades inerentes à função de preceptor. O módulo é instrucional com conteúdos introdutórios e um compilado de estudos desta área de conhecimento.

RECURSOS

Vídeo

Animação

Infográfico

Figura

Texto

Módulos relacionados

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 60

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 58
  • 272

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 168
  • 967

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 22
  • 99

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 39

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 9
  • 78

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 207
  • 901

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 95
  • 527

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 20
  • 122

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 6
  • 50

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 12
  • 109

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 5
  • 30

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 43

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais