Informações Gerais

  • 30h
  • 549 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 2/3/2018
  • sem discussões
  • 182 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, assim como as principais teorias que lhes dão suporte. Esperamos que você as avalie criticamente e, conhecendo algumas mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem utilizados nessas modalidades educacionais com mediação das tecnologias de informação e comunicação, possa incorporá-las à sua prática educacional.

Objetivos

Objetivo geral: Preparar educadores para a gestão e a docência de cursos a distância. Objetivos específicos: • Conhecer as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e os paradigmas teóricos que lhes dão suporte. • Analisar criticamente as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias. • Estabelecer a cronologia do surgimento e a evolução dessas modalidades. • Conhecer e avaliar as mídias e os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem utilizados nas várias modalidades educacionais com tecnologias. • Experienciar algumas modalidades de educação com mediação tecnológica.

Conteúdo

UNIDADE 1 – Educação a Distância ou Educação sem distância? Aula 1 – Começando o percurso... o que é Educação a Distância? Aula 2 – Breve história da EaD Aula 3 – Por uma Educação “sem distância” UNIDADE 2 – Formas de ensinar e aprender com mediação das tecnologias de informação e comunicação Aula 1 – Educação integralmente a distância, e-learning ou autoinstrucional Aula 2 – Educação semipresencial, b-learning, blended learning ou híbrida Aula 3 – Educação móvel, m-learning ou mobile learning UNIDADE 3 – Mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem Aula 1 – Mídias digitais... um conceito importante para quem ensina e para quem aprende Aula 2 – Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem: conceito, características e utilização na Educação Aula 3 – Características da aprendizagem utilizando tecnologias de informação e comunicação UNIDADE 4 – Utilização da mediação tecnológica nas variadas ofertas educacionais Aula 1 – GeoGebra: uma maneira fácil de ensinar e aprender Matemática Aula 2 – Jogos para facilitar a aprendizagem da Língua Portuguesa Aula 3 – Criação de um site ou de um blog educativo

Como nos organizamos

EMENTA: As diversas modalidades de ofertas educacionais com mediação de tecnologias de informação e comunicação, a cronologia do seu surgimento e da sua evolução e os paradigmas teóricos que lhes dão suporte. Avaliação crítica dessas modalidades: vantagens, exequibilidade, pontos negativos. Mídias e ambientes virtuais de ensino e aprendizagem. Observação e análise de experiências práticas. METODOLOGIA: O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções e apresentado de maneira agradável. Cada uma das quatro unidades do Módulo é dividida em três aulas. Em cada aula, você terá um conteúdo básico, bem explicadinho e uma atividade de autoavaliação para que possa acompanhar o seu progresso em termos de aprendizagem. Essas atividades são objetivas e virão acompanhadas de um gabarito para que você possa fazer a autocorreção. RECURSOS: Vídeo Ilustrações Criação de um percurso para o desenvolvimento do Módulo (sob a forma de um jogo em etapas) AVALIAÇÃO: Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.

Módulos relacionados

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 214
  • 937

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 6
  • 57

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 27
  • 133

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 80

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 67
  • 333

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 19
  • 155

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 5
  • 59

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 176
  • 1007

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 12
  • 99

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 26
  • 186

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 12
  • 96

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 16
  • 123

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 7
  • 44

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais