Informações Gerais

  • 15h
  • 68 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 15/5/2023
  • sem discussões
  • 20 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfil descrito nos documentos e nas legislações direcionadas pelo MEC que trazem os objetivos da aprendizagem para os cursos da saúde. As novas abordagens pedagógicas são pautadas nos conhecimentos registrados pela literatura e alicerçam as características da aprendizagem do adulto e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Essas atividades se tornaram um marco na modernização do ensino na saúde, mudando o foco do processo: do professor, na educação bancária em que ele era o detentor do conhecimento, para o aluno, até então receptáculo, passando a ter um papel proativo na construção do seu conhecimento. Enfim, o módulo traz noções sobre a importância do trabalho interprofissional em saúde, representando uma nova forma do profissional valorizar o resultado de sua atuação.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Disponibilizar subsídios aos profissionais que exercem preceptoria, para que desenvolvam uma postura crítico-reflexiva e compreendam a importância do seu papel na formação de um profissional da saúde, além de realizar uma introdução para o conhecimento de ferramentas educacionais como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir o papel do preceptor, considerando suas várias formas de atuação que convergem para a formação do profissional da saúde.

  • Apresentar as bases documentais e legais que direcionam a definição dos objetivos de aprendizagem.

  • Introduzir o conhecimento sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, discutindo suas estratégias baseadas na aprendizagem do adulto.

  • Ressaltar a importância do trabalho interprofissional e a inserção do profissional da saúde em formação nesse contexto.

Conteúdo

UNIDADE 1: CONHECENDO AS BASES DA PRECEPTORIA
AULA 1: Papel do preceptor na área da saúde
AULA 2: Diretrizes para os objetivos de aprendizagem
AULA 3: Noções sobre andragogia

UNIDADE 2: ATIVIDADES DO PRECEPTOR
AULA 1: Introdução a metodologias ativas de aprendizagem e avaliação
AULA 2: O fim do trabalho solitário: a construção interprofissional da atuação

Como nos organizamos

METODOLOGIA
Este módulo traz uma situação-problema inicial e utiliza o convite à reflexão, à autoavaliação, além de estimular a capacidade de intervenção do aluno para compreensão e solução de problemas ligados à função de preceptor. O módulo é instrucional com conteúdos introdutórios.

RECURSOS
Questionários pré e pós-teste; infográfico; textos; animação.

Módulos relacionados

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 96
  • 538

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 66

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 60
  • 289

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 18
  • 130

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 25
  • 117

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 3
  • 50

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 170
  • 983

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 10
  • 88

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 210
  • 917

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 23
  • 147

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 13
  • 112

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 7
  • 38

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 3
  • 51

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais