Informações Gerais

  • 15h
  • 44 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 15/5/2023
  • sem discussões
  • 19 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre pares e a sala de aula invertida.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Ampliar o conhecimento sobre metodologias ativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ampliar o conceito de metodologias ativas.
• Conhecer as características e aplicações de método de projetos, estudo de caso e aprendizagem entre pares.
• Avaliar as condições de aplicabilidade dessas metodologias à ação preceptora.

Conteúdo

UNIDADE 1 – UM POUCO MAIS SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS
AULA 1: Alguns conceitos importantes para conhecer e aplicar as metodologias ativas
AULA 2: Os precursores das metodologias ativas

UNIDADE 2 – Método de projetos, estudo de caso, aprendizagem entre pares e sala de aula invertida
AULA 1: Método de projetos e estudo de caso
AULA 2: Aprendizagem entre pares e sala de aula invertida

Como nos organizamos

O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa?
Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. A partir desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento.
Considerando esses aspectos, neste material, toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.

Módulos relacionados

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 214
  • 937

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 6
  • 57

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 27
  • 133

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 80

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 67
  • 333

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 19
  • 155

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 5
  • 59

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 96
  • 549

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 176
  • 1007

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 12
  • 99

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 26
  • 186

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 12
  • 96

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 16
  • 123

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais