Informações Gerais

  • 15h
  • 96 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 15/5/2023
  • sem discussões
  • 48 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais características dessas metodologias. Ainda nessa fase do nosso estudo demonstramos os processos de aprendizagem da educação em saúde com foco nas metodologias ativas. Na Unidade II, apresentamos as principais metodologias ativas de ensino e aprendizagem utilizadas na formação de profissionais de saúde, além de discutirmos as vantagens do uso dessas metodologias na formação pedagógica do preceptor. A importância do sistema de avaliação com enfoque formativo e somativo, trabalhando com o feedback imediato ao desempenho do residente.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Introduzir, nas práticas dos preceptores, as metodologias ativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Apresentar as vantagens das metodologias ativas na preceptoria.

• Destacar a importância das metodologias ativas na avaliação da preceptoria.

• Apoiar o desenvolvimento de capacidade pedagógica na preceptoria.

Conteúdo

UNIDADE 1: VAMOS CONHECER AS METODOLOGIAS ATIVAS?
AULA 1: O surgimento das Metodologias Ativas
AULA 2: Processos de ensino e aprendizagem da educação em saúde com foco nas Metodologias Ativas

UNIDADE 2: POR QUE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PRECEPTOR?
AULA 1: As Metodologias Ativas na Educação em Saúde
AULA 2: Formação pedagógica para Preceptoria e Metodologias Ativas

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia proposta para esta primeira aula é interativa auto instrutivo, com uso da mediação pedagógica por meio de recursos tecnológicos instrucionais.

RECURSOS

Imagem, gráfico e questionário.

Módulos relacionados

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 42

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 5
  • 28

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 12
  • 106

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 4
  • 45

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 20
  • 115

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 95
  • 526

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 9
  • 74

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 207
  • 899

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 38

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 16
  • 119

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 167
  • 960

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 57
  • 263

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 10
  • 57

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais