Informações Gerais

  • 30h
  • 902 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 15/2/2018
  • sem discussões
  • 382 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi organizado mediante a construção de quatro unidades, nas quais apresentamos uma situação prática (um “caso”) envolvendo a utilização da mediação tecnológica em atividades educacionais. Em seguida, fez-se a problematização de cada uma por meio de questões respondidas ao final da unidade. Para a elaboração das respostas a essas perguntas, foi oferecido um referencial teórico compacto e essencializado em torno dos aspectos fundamentais escolhidos.

Objetivos

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Desenvolver a formação humana para a gestão e a docência de cursos mediados por tecnologias (presenciais, híbridos e a distância).

Objetivos específicos:

• Aprofundar o conhecimento sobre recursos tecnológicos utilizados na mediação de atividades educacionais.

• Desenvolver atitudes positivas relativamente ao emprego de mediação tecnológica nas atividades educacionais.

• Conhecer algumas características dos alunos em relação ao uso de mediação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem.

• Conhecer e analisar aspectos teóricos e técnicos/práticos de utilização de alguns recursos tecnológicos utilizados em mediação de atividades educacionais.

• Conhecer e vivenciar experiências pedagógicas inovadoras mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação.

Conteúdo

UNIDADE 1 - A mediação tecnológica chega à Escola dos Cajueiros Planejamento, implantação, monitoramento e avaliação de um projeto de mediação tecnológica em sala de aula
UNIDADE 2 - Ensinando e aprendendo com o auxílio de uma rede social Processo de ensino e aprendizagem com a mediação de redes sociais
UNIDADE 3 - Uma sala de aula “ao contrário”. Experiência de ensino híbrido com a utilização da metodologia da sala de aula invertida Conceitos e características do ensino híbrido e da sala de aula invertida. Sugestões para a utilização dessa metodologia
UNIDADE 4 - Aprender utilizando o telefone celular? Tecnologias móveis e mediação pedagógica Conceito e características da “aprendizagem móvel” (m-Learning). Aplicação na prática educacional

Como nos organizamos

METODOLOGIA: O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Por isso, as unidades foram preparadas com cuidado, trazendo sempre o conteúdo em pequenas porções, apresentado de maneira agradável e voltado para a prática cotidiana de professores e estudantes. A metodologia utilizada foi a de estudo de casos, com organização de cada uma das quatro unidades do Módulo apresentando um caso prático de aplicação de mediação tecnológica em atividades educacionais.

RECURSOS:

• Criação de um cenário nos quais acontecerão os casos.

• Personagens criados para o Módulo 1 (Professores Danilo, Helena e Antônio) e criação de outros, necessários a este módulo.

• Vídeos.

• Ilustrações.

• Infográficos.

AVALIAÇÃO: Atividades objetivas, relacionadas diretamente ao conteúdo de cada aula, acompanhadas de gabarito para a autocorreção.

Módulos relacionados

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 60

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 58
  • 273

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 168
  • 968

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 16
  • 122

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 22
  • 101

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 40

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 9
  • 78

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 95
  • 528

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 20
  • 122

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 6
  • 51

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 12
  • 110

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 5
  • 30

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 43

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais