Informações Gerais

  • 15h
  • 281 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 15/5/2023
  • sem discussões
  • 124 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias e intervenções multidisciplinares para promoção de cuidados de saúde qualificados e seguros. Os conteúdos estão organizados em duas unidades, cada uma com três aulas. Na Unidade 1, “A compreensão da segurança do paciente e suas interfaces com a complexidade dos sistemas de saúde e os fatores humanos”, são abordadas as principais terminologias e o histórico da segurança do paciente e suas interfaces com a complexidade dos sistemas de saúde, bem como é feita a abordagem de fatores humanos para auxiliar os profissionais de saúde que atuam como preceptores a compreenderem os efeitos dessas interfaces sobre a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde. Na Unidade 2, “Abordagens, estratégias e intervenções de qualidade e segurança do cuidado em saúde”, são apresentadas estratégias como, por exemplo, identificação dos erros para aprender com eles, e intervenções de segurança do paciente, como trabalho em equipe e comunicação eficazes, além de métodos de melhoria da qualidade.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Apresentar conceitos básicos e aspectos estruturantes da segurança do paciente e abordagens/estratégias/intervenções de segurança e de qualidade com vistas a fomentar as competências necessárias que podem ser incorporadas ao exercício da preceptoria para alcançar a segurança do paciente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer e aplicar os conceitos e termos-chave da segurança do paciente;

  • Compreender os sistemas de saúde e o efeito da complexidade no cuidado em saúde;

  • Refletir sobre a importância dos fatores humanos para a segurança do paciente;

  • Identificar estratégias que podem ser incorporadas ao exercício da preceptoria para alcançar a segurança do paciente.

Conteúdo

UNIDADE 1: A COMPREENSÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE E SUAS INTERFACES COM A COMPLEXIDADE DOS SISTEMAS DE SAÚDE E OS FATORES HUMANOS
AULA 1: Segurança do paciente: histórico, conceitos e aspectos fundamentais
AULA 2: A complexidade dos sistemas de cuidados de saúde e as abordagens do erro
AULA 3: Abordagem de fatores humanos e a segurança do paciente

UNIDADE 2: ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO CUIDADO EM SAÚDE
AULA 1: Identificação e prevenção de erros e eventos adversos e estratégias para o aprendizado a partir da ocorrência de erros
AULA 2: Por que atuar em equipe e desenvolver uma cultura de segurança são elementos essenciais para segurança do paciente?
AULA 3: Métodos de melhoria da qualidade e segurança do cuidado em saúde

Como nos organizamos

METODOLOGIA

O módulo é ofertado sob a forma de educação a distância, sendo autoinstrucional e mediado por material didático, assim como por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

RECURSOS

Exposição do conhecimento mediante livro-texto do módulo, ilustrações, história em quadrinhos, infográficos, acessos para aprofundamento de temas (Saiba mais).

Módulos relacionados

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 65

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 170
  • 978

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 18
  • 126

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 25
  • 112

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 3
  • 47

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 10
  • 84

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 208
  • 910

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 96
  • 534

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 22
  • 137

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 8
  • 62

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 13
  • 112

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 7
  • 36

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 3
  • 48

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais