Informações Gerais

  • 15h
  • 123 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 15/5/2023
  • sem discussões
  • 42 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Apresentar de maneira crítico-reflexiva o histórico de constituição do SUS, seus princípios doutrinários, diretrizes organizativas e o papel dos trabalhadores da saúde na formação dos profissionais de saúde no SUS e para o SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir, conceitualmente, o que é o SUS e seus princípios ético-legais, ressaltando a importância do processo de conformação e consolidação política do SUS e o papel do profissional de saúde.

  • Introduzir o desenvolvimento das Políticas de Saúde no Brasil em uma perspectiva sócio-histórica, a fim de que o aluno possa dimensionar, criticamente, o SUS de hoje e as perspectivas para os próximos anos.

  • Apresentar e discutir as diretrizes organizativas e o alcance dessas diretrizes no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde.

  • Fomentar o debate da preceptoria como uma prática consciente no que diz respeito ao papel do SUS enquanto formador de recursos humanos para a saúde.

Conteúdo

UNIDADE 1: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: HISTÓRICO, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
AULA 1 – O que é o SUS?
AULA 2 – Aspectos sócio-históricos da constituição do SUS
AULA 3 – O alcance dos princípios e diretrizes: a preceptoria como uma prática consciente no SUS.

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia empregada no módulo Configura-se de forma interativa e com apresentação de conteúdo. O aluno será conduzido de acordo com os processos descritos a seguir.

  • Exposição a uma situação-problema inicial que será alinhavada com o conteúdo teórico e conceitual apresentado durante toda a Unidade.

  • Leitura do material didático fornecido.

  • Reflexão crítica do conteúdo apresentado, por meio de interlocução com os alunos em ambiente virtual.

  • Realização dos processos de avaliação disponibilizados durante o módulo.

  • Participação em fóruns e entrega de atividades ao tutor.

RECURSOS

Para a disponibilização do conteúdo, serão utilizados diferentes recursos listados a seguir.

  • Imagem

  • Conteúdo formal em formato de texto

  • Linha do tempo interativa (contendo imagens, áudio, vídeo)

  • Apresentação de imagens

  • Infográfico

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