Informações Gerais
- 15h
- 123 aluno(s) atualmente inscrito(s)
- A partir de 15/5/2023
- sem discussões
- 42 avaliações
- Sem Tutoria/Facilitação
- Inscrição aberta ao público
Objetivos
OBJETIVO GERAL
Apresentar de maneira crítico-reflexiva o histórico de constituição do SUS, seus princípios doutrinários, diretrizes organizativas e o papel dos trabalhadores da saúde na formação dos profissionais de saúde no SUS e para o SUS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Discutir, conceitualmente, o que é o SUS e seus princípios ético-legais, ressaltando a importância do processo de conformação e consolidação política do SUS e o papel do profissional de saúde.
-
Introduzir o desenvolvimento das Políticas de Saúde no Brasil em uma perspectiva sócio-histórica, a fim de que o aluno possa dimensionar, criticamente, o SUS de hoje e as perspectivas para os próximos anos.
-
Apresentar e discutir as diretrizes organizativas e o alcance dessas diretrizes no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde.
-
Fomentar o debate da preceptoria como uma prática consciente no que diz respeito ao papel do SUS enquanto formador de recursos humanos para a saúde.
Conteúdo
UNIDADE 1: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: HISTÓRICO, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
AULA 1 – O que é o SUS?
AULA 2 – Aspectos sócio-históricos da constituição do SUS
AULA 3 – O alcance dos princípios e diretrizes: a preceptoria como uma prática consciente no SUS.
Como nos organizamos
METODOLOGIA
A metodologia empregada no módulo Configura-se de forma interativa e com apresentação de conteúdo. O aluno será conduzido de acordo com os processos descritos a seguir.
-
Exposição a uma situação-problema inicial que será alinhavada com o conteúdo teórico e conceitual apresentado durante toda a Unidade.
-
Leitura do material didático fornecido.
-
Reflexão crítica do conteúdo apresentado, por meio de interlocução com os alunos em ambiente virtual.
-
Realização dos processos de avaliação disponibilizados durante o módulo.
-
Participação em fóruns e entrega de atividades ao tutor.
RECURSOS
Para a disponibilização do conteúdo, serão utilizados diferentes recursos listados a seguir.
-
Imagem
-
Conteúdo formal em formato de texto
-
Linha do tempo interativa (contendo imagens, áudio, vídeo)
-
Apresentação de imagens
-
Infográfico