Informações Gerais

  • 30h
  • 30 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 12/5/2023
  • sem discussões
  • 9 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para tanto, foram selecionadas quatro instituições educacionais cujos relatos nos descrevem a maneira como concebem a educação e a prática pedagógica no cotidiano de suas unidades de ensino e de atendimento assistencial. Os relatos ressaltam também a importância da construção coletiva e de avaliação do projeto político pedagógico que lhes forneceu a base para suas práticas de ensino e de avaliação. O módulo discute os dilemas vivenciados pelos preceptores e que caminhos novos poderiam minimizar ou até mesmo solucionar as dificuldades encontradas no exercício da preceptoria.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Descrever e analisar as diferentes práticas de preceptoria e as formas de avaliação utilizadas pelos preceptores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender as questões didáticas e pedagógicas que dificultam o exercício da preceptoria.

  • Entender que valores educacionais e éticos subjazem à prática da avaliação servindo como balizadores.

  • Discutir a importância da construção do projeto político pedagógico como apoio para os processos de ensino e aprendizagem exercidos pela preceptoria.

Conteúdo

UNIDADE 1 – AVALIAÇÃO EM PRECEPTORIA: DILEMAS
AULA 1: Os diversos significados atribuídos à preceptoria
AULA 2: Os entraves na prática da preceptoria

UNIDADE 2 – AVALIAÇÃO EM PRECEPTORIA: DESAFIOS
AULA 1: A preceptoria em diálogo com a educação
AULA 2: Novas trilhas para a prática dos preceptores

UNIDADE 3 – PROJETOS DE RESIDÊNCIA E SUAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO
AULA 1: Análise de dois projetos e suas práticas de avaliação
AULA 2: Projetos políticos pedagógicos de residência
AULA 3: Avaliação e preceptoria

UNIDADE 4 – ENQUETE
AULA 1: Análise das práticas de avaliação

Como nos organizamos

O módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas partes, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. A partir desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.

RECURSOS

Os recursos utilizados serão textos, figuras, tarefas e vídeos.

Módulos relacionados

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 11
  • 83

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 34

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 16
  • 67

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 88

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 165
  • 931

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 50
  • 214

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 4
  • 30

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 13
  • 73

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 94
  • 502

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 4
  • 18

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 3
  • 30

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 7
  • 49

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 203
  • 877

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais