Informações Gerais

  • 30h
  • 84 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 15/5/2023
  • sem discussões
  • 28 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PBL – Problem Based Learning). Vamos estudá-la à luz da aplicação da mediação por meio de recursos tecnológicos. Estudaremos as características e os aspectos mais importantes da Aprendizagem Baseada em Problemas, assim como seus fundamentos teórico-metodológicos. Ao final, refletiremos sobre as aplicações da Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação em Saúde e especialmente na formação de preceptores.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Aprender sobre a ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas e suas aplicações na Educação em Saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer os aspectos mais significativos da ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas.

• Compreender a importância da ABP para a Educação em Saúde.

• Analisar as etapas da ABP e a utilização da mediação tecnológica nela.

• Avaliar as possibilidades de aplicação da ABP na prática profissional do preceptor.

• Criar alternativas de inclusão da ABP na prática preceptorial.

Conteúdo

UNIDADE 1: O QUE É APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS? ASPECTOS GERAIS DA METODOLOGIA
AULA 1: Como aprender por meio da solução de problemas?
AULA 2: Como utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas?

UNIDADE 2: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AS BASES TEÓRICAS E O USO DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
AULA 1: Bases teóricas da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)
AULA 2: A inserção da mediação tecnológica na metodologia de ABP – limites e possibilidades

UNIDADE 3: ESTUDO DE UM CASO À LUZ DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
AULA 1: A atuação do preceptor como um facilitador da Aprendizagem Baseada em Problemas
AULA 2: Desafios e potencialidades da Aprendizagem Baseada em Problemas

UNIDADE 4: APLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA PRÁTICA DO PRECEPTOR
AULA 1: A Aprendizagem Baseada em Problemas na prática do ensino
AULA 2: Como trabalhar com a avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas?

Como nos organizamos

O módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação.

As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por meio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento.

Toda a metodologia se apoia na mediação intermediada pelas tecnologias de informação e comunicação.

RECURSOS

Os recursos utilizados serão textos, figuras, infográficos e linha do tempo.

Módulos relacionados

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 65

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 59
  • 281

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 170
  • 978

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 18
  • 126

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 25
  • 112

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 3
  • 47

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 208
  • 910

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 96
  • 534

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 22
  • 137

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 8
  • 62

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 13
  • 112

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 7
  • 36

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 3
  • 48

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais