Informações Gerais

  • 30h
  • 978 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 3/3/2018
  • sem discussões
  • 321 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específicos na elaboração dos referidos cursos, sejam presenciais, sejam híbridos, sejam on-line, no que se refere à comunicação com o aluno. Além disso, o curso traz reflexão e discussão sobre utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, mostrando os recursos mais utilizados e suas principais características, a fim de subsidiar o docente em suas decisões quanto ao uso da tecnologia. Finalmente, são apresentados fundamentos para o planejamento da avaliação do processo ensino-aprendizagem em cursos mediados por tecnologia.

Objetivos

Objetivo geral Fornecer diretrizes técnicas e pedagógicas para docência e elaboração de conteúdo e material didático em cursos mediados por tecnologia. Objetivos específicos • Conhecer aspectos básicos do planejamento pedagógico e suas implicações na elaboração de material didático em cursos mediados por tecnologia; • Conhecer a linguagem e forma de comunicação adequados para material didático em cursos mediados por tecnologia; • Conhecer os recursos tecnológicos mais utilizados na construção de material didático em cursos mediados por tecnologia; • Conhecer tecnologias interativas utilizadas em cursos mediados por tecnologia; • Conhecer principais estratégias de avaliação dos processos de ensino e dos processos aprendizagem nos cursos mediados por tecnologia.

Conteúdo

UNIDADE 1 Planejamento pedagógico e comunicação: duas faces da mesma moeda Aula1 – Conhecendo os aspectos fundamentais do planejamento pedagógico de um curso Aula 2 – Pensando a comunicação e a linguagem em cursos mediados por tecnologia Aula 3 – Os reflexos do planejamento pedagógico e comunicacional no material didático para EaD UNIDADE 2 Pensando sobre os recursos tecnológicos utilizados em cursos mediados por tecnologia Aula 1 – Conhecendo recursos tecnológicos mais utilizados no ensino mediado por tecnologia Aula 2 – Conhecendo algumas tecnologias interativas e colaborativas disponíveis UNIDADE 3 Avaliação da aprendizagem e estratégias avaliativas usando as TICs no ensino a distância, híbrido ou presencial Aula 1 – O conceito de avaliação e suas funções no processo de ensino-aprendizagem Aula 2 – Implicações do uso das TICs no processo de avaliação da aprendizagem e estratégias para avaliação da aprendizagem

Como nos organizamos

EMENTA: Aspectos essenciais do planejamento pedagógico de um curso mediado por tecnologia. A linguagem e a comunicação em cursos mediados por tecnologia. Recursos tecnológicos utilizados na construção de material didático. Estratégias de avaliação do processo ensino-aprendizagem. METODOLOGIA: O módulo será realizado de forma autoinstrucional, totalmente a distância. Serão utilizadas metodologias ativas de ensino a ser desenvolvidas pela utilização de estratégias pedagógicas que possibilitem ao aluno a construção de concepções e compreensões por meio de participação ativa no processo de ensino-aprendizagem, em especial, a proposição de atividades práticas. RECURSOS: Textos dialogais; vídeos; quiz; tarefas; palavras-cruzadas; infográficos; ilustrações; animações. AVALIAÇÃO: Avaliação continuada por meio de tarefas práticas e questionários de autoavaliação. NOME DO CONTEUDISTA: Akynara Aglaé Burlamaqui, Aline Pinho Dias.

Módulos relacionados

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 65

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 59
  • 281

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 18
  • 126

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 25
  • 112

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 3
  • 47

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 10
  • 84

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 208
  • 910

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 96
  • 534

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 22
  • 137

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 8
  • 62

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 13
  • 112

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 7
  • 36

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 3
  • 48

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais