Informações Gerais

  • 15h
  • 122 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 15/5/2023
  • sem discussões
  • 53 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento realizado nos momentos de aprendizagem; também relaciona o conceito com as ações que podem ser desenvolvidas dentro ou fora do ambiente hospitalar. O módulo tem o objetivo de estimular a participação do preceptor nas ações de educação permanente em saúde por meio da informação e de sugestões sobre o seu papel na interface entre educação e assistência, induzindo transformações dentro ou fora das unidades hospitalares.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Informar os profissionais da saúde sobre Educação Permanente dentro das unidades hospitalares e nos outros serviços de saúde, bem como sobre sua importância como estratégia de atualização dos trabalhadores e de mudança nos processos de trabalho para qualificação da assistência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Esclarecer conceitos de Educação Permanente em Saúde (EPS), mostrando a diferença entre esta e a educação continuada no que diz respeito ao caráter de transformação do cotidiano do trabalho em saúde.

  • Apresentar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) pelo Ministério da Saúde, com o intuito de contribuir para a transformação dos processos de formação profissional em serviço e melhoria da atenção à saúde.

  • Estimular os preceptores a fazerem uso da metodologia de problematização com alunos e residentes para minimizar os nós críticos, ressignificando os processos de trabalho em saúde no seu local de trabalho.

Conteúdo

UNIDADE 1: INTRODUÇÃO E HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE
AULA 1: Conceito da Educação Permanente em Saúde/Diferenças entre Educação Continuada e Educação Permanente
AULA 2: Política de Educação Permanente em Saúde: compreendendo a linha do tempo, os problemas a serem considerados e as perspectivas de mudança para os serviços

UNIDADE 2: A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ELEMENTO QUE IMPULSIONA A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
AULA 1: Educação Permanente na Rede SUS: a qualificação da Atenção Primária
AULA 2: Educação Permanente no contexto hospitalar: a reflexão crítica sobre os processos de trabalho

Como nos organizamos

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é interativa instrucional com chamado à ação-reflexão-ação nos locais de trabalhos do nosso aluno, além da disponibilização de material extracurso para complemento do aprendizado.

RECURSOS

Para a disponibilização do conteúdo, serão utilizados diferentes recursos listados a seguir.

  • Textos

  • Ilustrações

  • Quadros

  • Linha do tempo

Módulos relacionados

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 60

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 58
  • 273

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 168
  • 968

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 16
  • 122

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 22
  • 101

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Avaliação: conceitos, fundamentos e aplicação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 40

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema impor Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 9
  • 78

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 207
  • 902

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 95
  • 528

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 6
  • 51

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 12
  • 110

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 5
  • 30

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 43

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais