Informações Gerais

  • 30h
  • 34 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 12/5/2023
  • sem discussões
  • 10 avaliações
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Inscrição aberta ao público

Sobre o curso

Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nível da qualidade do trabalho escolar, tanto do preceptor como dos alunos. Libâneo (2013) afirma que a avaliação é uma tarefa didática necessária e precisa ser permanente no trabalho docente, o qual deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho, fazendo as correções necessárias (LIBÂNEO, 2013, p. 216). Além disso, é importante reconhecer as variadas modalidades de avaliação e pensar sobre a prática avaliativa na preceptoria.

Objetivos

OBJETIVO GERAL


Neste módulo de trinta (30) horas, faremos uma trilha que entendemos ser de grande importância para o seu processo de aprendizagem. O objetivo geral é compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, deverá lançar mão de instrumentos de avaliação. Além disso, age em consonância com o objetivo geral do curso, que é aprimorar a prática da preceptoria em seus aspectos educacionais, por meio de variadas atividades formativas, qualificando a formação humana em saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Além desse objetivo geral, o módulo é norteado pelos seguintes objetivos específicos: conhecer as variadas modalidades de avaliação e pensar sobre a prática avaliativa na preceptoria. Esses dois também agindo em consonância com os objetivos específicos do curso, nesse caso:

  • Formar Especialistas em Preceptoria, promovendo o desenvolvimento de competências educacionais desses profissionais.

  • Aprimorar a prática pedagógica da preceptoria e contribuir para valorização dos preceptores.

Conteúdo

UNIDADE 1: A PRECEPTORIA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO
AULA 1: Conceitos e fundamentos de educação e ensino
AULA 2: A preceptoria no contexto dos conceitos e fundamentos de educação e ensino

UNIDADE 2: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E ENSINO
AULA 1: Conceitos e fundamentos da avaliação
AULA 2: A avaliação e a preceptoria

UNIDADE 3: MODALIDADES DE AVALIAÇÃO
AULA 1: A diagnóstica, a formativa, a somativa

UNIDADE 1: A PRECEPTORIA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO
AULA 1: Conceitos e fundamentos de educação e ensino
AULA 2: A preceptoria no contexto dos conceitos e fundamentos de educação e ensino

UNIDADE 2: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E ENSINO
AULA 1: Conceitos e fundamentos da avaliação
AULA 2: A avaliação e a preceptoria

UNIDADE 3: MODALIDADES DE AVALIAÇÃO
AULA 1: A diagnóstica, a formativa, a somativa

Como nos organizamos

METODOLOGIA
O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação.
As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por intermédio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Além disso, toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.

RECURSOS
Os recursos utilizados serão textos, figuras, vídeos e infográficos.

Módulos relacionados

Conhecimentos Básicos de Educação a Distância

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 11
  • 83

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes Ver mais

Modalidades de Avaliação

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 2
  • 30

Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para Ver mais

Introdução às Metodologias Ativas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 16
  • 67

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais Ver mais

Ambiente hospitalar: ensino na prática

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 11
  • 88

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as Ver mais

Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 165
  • 931

Este módulo é dedicado à formação para a docência em cursos mediados por tecnologia. Serão abordados aspectos gerais do planejamento pedagógico, bem como cuidados específi Ver mais

Segurança do paciente

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 50
  • 214

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segur Ver mais

Saúde na comunidade: integração ensino serviço

ESPP-CFRH / SESA
  • 30h
  • 4
  • 30

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saú Ver mais

Educação Permanente em Saúde: conceitos e fundamentos

ESPP-CFRH / SESA
  • 15h
  • 13
  • 73

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando Ver mais

Modalidades de Ofertas Educacionais com Tecnologias

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 94
  • 502

Este módulo pretende formar para a gestão e a docência de cursos a distância. Vamos apresentar as diversas modalidades de ofertas educacionais com tecnologias e seu surgimento, Ver mais

Metodologias Ativas 2: outras abordagens

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 4
  • 18

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre Ver mais

Abordagem Introdutória de Preceptoria em Saúde

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 15h
  • 3
  • 30

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a for Ver mais

Metodologias ativas 1: Aprendizagem Baseada em Problemas

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 7
  • 49

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PB Ver mais

Educação mediada por Tecnologias na prática

ESPP-CFRH / UFRN / SESA
  • 30h
  • 203
  • 877

Este módulo pretende formar discentes para a gestão e docência de cursos com mediação tecnológica. Para tanto, este material contou com a metodologia do estudo de casos e foi Ver mais