Informações Gerais
- 16h
- 768 aluno(s) atualmente inscrito(s)
- A partir de 1/8/2024
- sem discussões
- 12 avaliações
- Sem Tutoria/Facilitação
- Inscrição aberta ao público
Sobre o curso
O Curso Básico de Brigadistas da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná, foi pensado para ocorrer em dois momentos, sendo o primeiro em formato totalmente EAD, apresentando noções básicas de como proceder em situações de emergências, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), reconhecimento dos tipos e classes de incêndio, e primeiros socorros. Posteriormente serão realizadas aulas práticas em cada uma das unidades SESA no Estado.
CURSO EXCLUSIVO PARA TRABALHADORES LOTADOS EM UNIDADES SESA!
O CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DE CURSO SERÁ EMITIDO SOMENTE APÓS A AULA PRÁTICA.
Objetivos
Objetivo geral: Capacitar os integrantes das brigadas de incêndio das unidades da SESA.
Objetivos específicos:
Garantir que os integrantes das brigadas de incêndio conheçam suas atribuições e o modo de funcionamento da brigada;
Proporcionar aos integrantes das brigadas de incêndio conhecimentos básicos para atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio;
Aplicar na prática os métodos de combate a princípios de incêndio;
Capacitar os brigadistas para avaliar e reconhecer os riscos atuando na prevenção e evitando possíveis sinistros.
Conteúdo
Teórico de combate a incêndio;
Teórico de primeiros socorros;
Prática de combate a incêndio;
Prática de primeiros socorros.
Como nos organizamos
Metodologia :
O conteúdo do curso seguirá o disposto na NPT 017 do Corpo de Bombeiros do Paraná, segundo a qual o treinamento de nível básico de brigada de incêndio deve ter no mínimo 3h de teoria de combate a incêndio, 1h de teoria de primeiros socorros, 3h práticas de combate a incêndio e 1h prática de primeiros socorros.
Para tanto, o curso de capacitação será realizado na modalidade semipresencial, ofertando o conteúdo teórico na modalidade de Educação à Distância (EAD) e autoinstrucional, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (plataforma virtual da ESPP). A escolha da modalidade EAD visa possibilitar a participação do público-alvo independente da unidade de lotação no estado. Serão utilizados recursos de vídeos, textos, infográficos e estudos de caso, de forma a abordar o conteúdo por estratégias expositivas diversificadas. A avaliação teórica é realizada na forma escrita, preferencialmente dissertativa, conforme objetivos constantes na tabela B.1 da NPT 017.
O conteúdo prático será ofertado em um encontro presencial de 4h, realizado pelo corpo técnico da SESA conforme cronograma. As avaliações práticas serão realizadas de acordo com o desempenho individual de cada aluno durante os exercícios realizados.