Informações Gerais
- 40h
- 24 aluno(s) atualmente inscrito(s)
- A partir de 28/10/2022
- 119 discussões
- Para
- 7 avaliações
- Sem Tutoria/Facilitação
- Curso restrito
Sobre o curso
O curso visa capacitar tecnicamente profissionais e gestores públicos para a implementação do Programa Vida no Trânsito nos municípios paranaenses, uma vez que a metodologia é base fundamental do programa, garantindo a produção de informação qualificada, assim como um plano de ações integradas, com as quais os gestores podem direcionar melhor as políticas públicas locais para prevenção de acidentes e promoção da segurança no trânsito, otimizando os recursos municipais.
Objetivos
Objetivo Geral
Capacitar tecnicamente profissionais e gestores públicos para a implementação do Programa Vida no Trânsito nos municípios paranaenses.
Objetivos Específicos
I. Ensinar a metodologia do Programa Vida no Trânsito;
II. Aprofundar os conhecimentos quanto a realização da qualificação e integração de dados;
III. Aprofundar os conhecimentos quanto a realização da análise integrada e qualificada dos fatores e condutas de risco;
IV. Aprofundar os conhecimentos quanto a realização do monitoramento das ações.
Conteúdo
Introdução ao Programa Vida no Trânsito - PVT
O que é o Programa Vida no Trânsito (PVT)?
As agendas convergentes de Promoção da Cultura de Paz, Promoção da Saúde e Mobilidade Sustentável na Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito no Paraná.
Qualificação e Integração de Dados
Introdução ao trabalho com dados
Organização dos Dados
Reclassificação de Vítimas
Análise de Fatores e Condutas de Risco
Análise de Fatores e Condutas de Risco de Acidente de Trânsito
Definição dos fatores-chaves de risco locais
Análise dos Sinistros de Trânsito de um Município
Ações Integradas de Segurança no Trânsito
Monitoramento das Ações e Comunicação com a População
Como nos organizamos
O curso será realizado na modalidade EAD, com tutoria para realização de simulados e orientação assíncrona aos alunos, totalizando a carga horária de 40 horas.
Os materiais e atividades de cada módulo do curso serão elaborados com atividades de ensino-aprendizagem por instrutor/docente selecionado por meio de edital para tal fim. Para a elaboração dos exercícios de simulação a Divisão de Promoção da Cultura de Paz e Ações Intersetoriais fornecerá dados das Comissões Municipais do Programa Vida no Trânsito, com as identificações devidamente alteradas para preservar o sigilo.
Será disponibilizada uma apostila em PDF com o conteúdo de todos os módulos do curso. As atividades de ensino-aprendizagem serão elaboradas pelo docente, utilizando aulas gravadas (apresentando de outra forma o conteúdo ou parte dele que constará na apostila); quadros explicativos; fluxogramas; infográficos; textos complementares como artigos científicos e outros, materiais recomendados (vídeos de seminários e eventos semelhantes, além de textos em pdf); questões problematizadoras sob o recurso “fórum de discussão”, que levem o aluno a refletir sobre determinados temas; estudos de caso e exercícios de simulação; e um questionário com feedback de avaliação ao final do curso.
Os fóruns de discussão e exercícios de simulação serão conduzidos pelos tutores, selecionados por meio de edital de seleção, para aplicação prática da metodologia em alguns módulos (conforme o cronograma do curso). Estes exercícios elaborados pelos docentes serão orientados pelo tutor da turma, o qual receberá a postagem do exercício na plataforma, analisará e dará um feedback aos alunos, podendo ser positivo ou negativo. O feedback positivo será dado quando o aluno conseguir realizar a atividade corretamente e considerar-se-á a atividade como concluída com êxito. O feedback negativo será enviado aos alunos quando a atividade não estiver realizada corretamente, com orientação das modificações necessárias e explicações do tutor, o aluno terá uma segunda chance para corrigir e postar novamente a atividade, o tutor dará um novo feedback positivo ou apresentará o gabarito da atividade com as devidas explicações para o aluno aprender onde errou e a atividade será concluída.
As aulas gravadas pelos instrutores/docentes comporão aproximadamente 4h30min da carga horária, sendo o restante dividido pelas outras atividades, exercícios e avaliação final do módulo. Destaca-se a necessidade de inserir legendas nas aulas gravadas, a fim de possibilitar a inclusão das pessoas com deficiência auditiva.
Todos os exercícios deverão ter um gabarito comentado, elaborado pelo docente com um feedback positivo (quando o aluno acertar, reforçando a aprendizagem) e um negativo (quando o aluno errar, para aprender o correto). Destaca-se que o feedback negativo não deve simplesmente dar a resposta. Deve indicar ao aluno onde no material do curso aquele conteúdo foi abordado, para que o aluno retorne ao material.
O conteúdo será dividido em 6 módulos, com 10 disciplinas e, ao final do curso, o aluno deverá responder uma avaliação final com 10 questões de múltipla escolha (alternativas a/b/c/d), sendo que a certificação estará condicionada ao acerto de setenta por cento (70%) das questões e a realização de todas as atividades propostas pelo curso, inclusive os simulados. O aluno poderá fazer 3 tentativas na avaliação final e valerá a pontuação mais alta.
O docente elaborará o banco de questões de múltipla escolha conforme consta no cronograma deste projeto, para que as perguntas sejam alternadas nas 3 tentativas.