Informações Gerais
- 8h
- 258 aluno(s) atualmente inscrito(s)
- A partir de 15/9/2023
- sem discussões
- 13 avaliações
- Sem Tutoria/Facilitação
- Inscrição aberta ao público
Sobre o curso
Este curso foi desenvolvido devido à importância de dialogar sobre o cuidado em SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS com equidade, considerando as especificidades dessa população: sua história, cultura e modo de viver. É fundamental fortalecer a atuação dos profissionais na legitimação do acesso destes povos ao Sistema Único de Saúde.
Objetivos
- Objetivo geral: Instrumentalizar os profissionais para o cuidado em saúde dos povos indígenas com equidade.
- Objetivos específicos:
- Dialogar sobre as especificidades dos povos indígenas: história, cultura, modo de viver, dentre outras questões;
- Fortalecer a atuação dos profissionais de saúde para o cuidado direcionado aos povos indígenas;
- Estimular a articulação entre as equipes de saúde municipais e Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), como instrumento de gestão do cuidado dos povos indígenas;
- Possibilitar trocas de experiências sobre a prática do cuidado em saúde dos povos indígenas;
- Abordar sobre a importância do preenchimento qualificado dos formulários do SUS que contemplem o campo raça/cor/etnia;
- Fortalecer as parcerias intersetoriais direcionadas ao cuidado em saúde dos povos indígenas.
Conteúdo
Aspectos gerais sobre cultura e saúde dos povos indígenas
O olhar para o múltiplo cuidado dos povos indígenas
Dialogando sobre saúde mental e doenças transmissíveis
Estratégias de promoção da saúde no contexto indígena
Como nos organizamos
Será utilizada a metodologia de exposição dialogada dos temas, em que os facilitadores abordarão assuntos relacionados à saúde indígena, bem como, as legislações vigentes no âmbito do SUS, prioritariamente utilizando recursos audiovisuais.
Nos encontros será assegurado um tempo para narrativas vivenciadas pelas Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, e também por profissionais que atuam nos pontos de atenção ambulatorial e hospitalar e que atendem a população indígena. Ainda como estratégia para garantir a participação do público nos encontros, será possível enviar questionamentos acerca dos temas abordados, e que serão comentados pelos facilitadores.
Os encontros serão online e terão duração média de 2 (duas) horas a certificação será realizada pela Escola de Saúde Publica do Paraná, por meio do Sistema AVASUS/ESPPr Virtual, que emitirá os certificados aos alunos/participantes, para aqueles que obterem 100% de aproveitamento (ou seja, ter participado de todos os encontros).