Sobre o parceiro

A história do CREF9/PR tem início no Paraná como seccional do CREF6/MG, presidido Profº Cláudio Augusto Boschi e sob a direção, no Paraná, do Professor Almir Adolfo Grhun, registrado sob o número CREF 000001-G/PR Iniciou-se então uma fase importante de conscientização sobre regulamentação profissional na Educação Física, esclarecimentos e aplicação da lei nº 9696/98, e o recolhimento dos primeiros registros de profissionais.

Graças a seriedade e confiança que o Professor Cláudio Boschi sempre depositou nos paranaenses, dando todo apoio e independência para realizar nosso trabalho, foi possível construir o CREF Paraná, sediado em Foz do Iguaçu, cidade do Professor Almir Grhun.

Para que o Conselho paranaense deixasse de ser seccional de Minas Gerais e se tornasse um CREF independente, ainda seriam necessários 2000 registrados. Com empenho e dedicação de profissionais de todo o estado o número de registros foi atingido. Foi então que o Presidente do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), Professor Jorge Steinhilber, após análise, nomeou os primeiros 24 conselheiros regionais para um mandato de quatro anos.

No dia 18 de dezembro de 2001, com a publicação da Resolução nº 43 do CONFEF, nascia o “nosso” CREF9/PR. A diretoria foi escolhida pelos conselheiros e teve como presidente por quatro anos o Professor Félix D’Ávila e o CREF Paraná passou a funcionar em Curitiba.

Em 2005 aconteceu a primeira eleição do CREF9/PR. A posse da chapa vencedora foi em 2006, com nova diretoria e sob a presidência do profissional Rinaldo Bernardelli Junior.

No ano de 2008, houve a eleição de 50% do conselho, com posse de nova diretoria e um novo presidente, o profissional Antônio Eduardo Branco. Neste mesmo ano foi inclusa a exigência da Cédula de Identidade Profissional nos Jogos Oficiais da Paraná Esportes, a inclusão do Profissional de Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), também foi assinado o termo de Cooperação com o Ministério Público fortalecendo a fiscalização.

Os anos de 2009 e 2010 foram marcados pela inauguração da sede própria do Conselho, abertura de concurso público para a contratação de novos funcionários, manifesto contra o artigo 90-E do Projeto de Lei nº 5186 – permitia qualquer ex-atleta atuar como Profissional de Educação Física – e Encontro dos CREF’s da Região Sul, realizado no Paraná. Em 2012 em nova eleição Antônio Eduardo Branco foi reeleito, presidindo o CREF9/PR até hoje.

Em todos esses anos o CREF9/PR vem trabalhando para defender os profissionais e a prática da Educação Física de forma ética no estado, estruturando-se cada dia mais, enfrentando as dificuldades para a formação um forte Conselho de uma grande profissão.

Módulos ofertados

Curso de capacitação aos profissionais de educação física de promoção da saúde, prevenção e atenção às pessoas com Doenças Crônicas Não Transmissíveis

ESPP-CFRH / SESA / CREF9/PR / SGE / MS
  • 20h
  • 180
  • 1715

Capacitação dos profissionais de educação física para melhoria da atenção prestada no Sistema Único de Saúde, contribuindo para a continuidade do cuidado, estabilização clínica e melhora de qualidade de vida e bem estar, especialmente aos Ver mais

Outros parceiros