Informações Gerais
- 48h
- 97 aluno(s) atualmente inscrito(s)
- A partir de 1/9/2025
- 218 discussões
- Para
- 18 avaliações
- Com Tutoria/Facilitação
- Curso restrito
Sobre o curso
A Capacitação em Auditoria Interna do SUS foi concebida para atender à necessidade de formação técnica padronizada de profissionais que atuam nas atividades de auditoria no Sistema Único de Saúde (SUS). A auditoria interna desempenha um papel fundamental na promoção da transparência, eficiência e qualidade na gestão dos recursos públicos, sendo essencial para garantir que os serviços de saúde sejam ofertados com equidade e atendam às demandas da população.
Objetivos
Objetivo geral:
- Capacitar profissionais para implementar processos padronizados de auditoria interna no SUS, com base na metodologia de auditoria baseada em risco, fortalecendo a gestão pública e promovendo a melhoria contínua dos serviços de saúde.
Objetivos específicos:
- Desenvolver competências técnicas para a realização de auditorias padronizadas no SUS.
- Promover a uniformidade nas práticas de auditoria.
- Integrar a auditoria interna como ferramenta estratégica para a modernização da gestão no SUS.
Conteúdo
Conceitos de risco (inerente, residual, de controle, de detecção e de auditoria);
Ferramentas aplicadas, como Matriz de Riscos e Controles e Inventário de Risco;
A relação entre eficiência e gestão de risco na auditoria do SUS;
A metodologia da auditoria baseada em risco como instrumento para auditorias mais críticas e com valor agregado à gestão.
Como nos organizamos
O curso adota como marco conceitual a Educação Permanente em Saúde (Brasil, 2017c), que privilegia a aprendizagem significativa e a intervenção prática nos contextos reais de trabalho dos participantes. Para alcançar os objetivos propostos, serão empregadas estratégias que promovam o diálogo, a reflexão crítica e a aplicação prática dos conteúdos no cotidiano profissional dos cursistas. Os objetivos serão atingidos por meio de metodologias ativas que colocam o cursista no centro do processo de aprendizagem (Amaral e Santos, 2020). As atividades pedagógicas incentivam o diálogo entre participantes, docentes e tutores, a troca de experiências nos fóruns online e a análise de cenários práticos. A formação também inclui exercícios que conectam a teoria à prática cotidiana, permitindo que os aprendizados sejam aplicados diretamente nas atividades de auditoria no SUS. Destaca-se no âmbito das metodologias ativas, o recurso educacional “situação-problema” ou “Problem-based learning” (PBL), que segundo Freitas (2012) pode ser entendido como uma abordagem que visa incentivar os alunos a resolverem problemas do mundo real para que possam adquirir conhecimento e desenvolver habilidades.









































































