Informações Gerais
- 195h
- 373 aluno(s) atualmente inscrito(s)
- A partir de 5/6/2025
- Sem Certificado
- Com Tutoria/Facilitação
- Curso restrito
Sobre o curso
O curso de Aperfeiçoamento em Avaliação e Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terá atividades de ensino-aprendizagem à distância (EAD) com aulas teóricas via Plataforma do ESPPrVirtual (AVASUS), com recursos de videoaulas, leitura de texto base, leitura complementar, fóruns de discussão interativos e questionários avaliativos e de fixação de múltipla escolha, como atividades assíncronas, elaborados por professores selecionados por edital público, além de apoio de tutores(as) para atendimento aos alunos com companhamento, esclarecimento de dúvidas e de conteúdo das disciplinas e monitoramento das atividades. O curso contará com aulas presenciais ministradas por docentes fluentes em Português indicados pelo The Scott Center for Autism Treatment/Florida Institute of Technology.
Objetivos
Objetivo geral
Qualificar profissionais de saúde do SUS para avaliação e atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e instrumentos utilizados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltado a pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Objetivos específicos
– Qualificar o profissional de saúde do SUS para avaliação diagnóstica e diferencial da pessoa com suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA);
– Qualificar o profissional de saúde para o cuidado/atendimento baseado em evidência científica;
– Formar supervisores em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA na modalidade “coordenador”;
– Formar multiplicadores do conhecimento;
– Possibilitar ao profissional de saúde do SUS a submissão de Acreditação específica em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA/Desenvolvimento Atípico da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina comportamental – ABPMC (link: https://abpmc.org.br/wp-content/uploads/2021/11/criterios_acreditacao_julho2020_tabelas.pdf).
Conteúdo
UA 1 – Transtorno do Espectro Autista (TEA);
UA 2 – Avaliação e Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA);
UA 3 – Análise do Comportamento Aplicada ao TEA.
Como nos organizamos
O curso de Aperfeiçoamento em Avaliação e Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terá atividades de ensino-aprendizagem à distância (EAD) com aulas teóricas via Plataforma do ESPPrVirtual (AVASUS), com recursos de videoaulas, leitura de texto base, leitura complementar, fóruns de discussão interativos e questionários avaliativos e de fixação de múltipla escolha, como atividades assíncronas, elaborados por professores selecionados por edital público, além de apoio de tutores(as) para atendimento aos alunos com companhamento, esclarecimento de dúvidas e de conteúdo das disciplinas e monitoramento das atividades. O curso contará com aulas presenciais ministradas por docentes fluentes em Português indicados pelo The Scott Center for Autism Treatment/Florida Institute of Technology.
Do ponto de vista pedagógico, o curso tem como marco conceitual a Educação Permanente em Saúde, portanto a aprendizagem significativa e a intervenção na realidade de trabalho dos participantes. Nessa lógica, valoriza: (1) o diálogo do conteúdo do curso com as necessidades do SUS e das propostas do PES; (2) o compromisso em trazer para o centro das reflexões os cenários de práticas cotidianas dos alunos-equipe; e (3) a formação centrada no aluno e equipe de trabalho por meio do uso de metodologias ativas que
contribuam para posturas proativas.
Deste modo, as metodologias adotadas no curso compreendem a discussão, análise, produção grupal e exposição dialogada sobre os temas abordados, com auxílio de tutoria para acompanhar as atividades do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e orientar e monitorar os cursistas nos aspectos pedagógicos do curso – cada Tutor(a) terá sob sua responsabilidade 30 alunos.
Já para as Unidades de Aprendizagem com encontros presenciais, haverá o orientador da aprendizagem, na figura do docente da Florida Institute of Technology, o qual se configura como ponto de apoio para o processo de ensino-aprendizagem no momento presencial, uma vez que promoverá o suporte à reflexão e superação das dificuldades encontradas pelo aluno-equipe. O momento presencial, também, tornar-se-á espaço privilegiado para a harmonização e consolidação do processo se ensino-aprendizagem desenvolvidos no AVASUS.
Destaca-se que, além de tutores(as), serão necessárias as funções de conteudistas e Instrutores(as) para fins, respectivamente, de elaboração de materiais didático-pedagógicos e gravação de videoaulas para o desenvolvimento das UA em AVA do Curso. Para isso, será lançado edital de seleção pública para seleção desses docentes e de tutores(as).