Informações Gerais

  • 200h
  • 105 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 28/11/2022
  • Para
  • Com Tutoria/Facilitação
  • Curso restrito

Sobre o curso

O Curso de Aperfeiçoamento em Auditoria do SUS propõe uma inversão na maneira de se formar auditores, colocando a auditoria baseada em risco como fio condutor da atividade de auditar. Atualmente, considera-se que não há como desvincular o entendimento de auditoria interna da metodologia de auditoria baseada em risco.

Objetivos

Formar auditores do SUS a partir da auditoria baseada em risco como fio condutor da atividade de auditar.

Construir processos de auditoria que atendam às necessidades de informação de seus diversos usuários, facilitando as tomadas de decisão;

Disseminar formação sobre formatos de gestão a serem aplicados nas auditorias do estado almejando processos e equipes mais flexíveis, ágeis e assertivas;

Facilitar o entendimento sobre como conceitos, métodos e hábitos de cultura ágil podem auxiliar no planejamento e gestão de auditorias;

Ampliar repertório de ferramentas dos profissionais e equipes com metodologias ágeis, utilizando a tecnologia colaborativa em auditorias eficientes e de alta qualidade.

Conteúdo

Auditoria baseada em riscos

Introdução ao curso de auditoria do SUS (aula inaugural);
Controle Interno e Pressupostos Legais da auditoria do SUS;
O Sistema Nacional de Auditoria (SNA);
Três Linhas de defesa na governança pública (gerenciamento de riscos e controles);
Conceito de risco (frequência versus impacto);
Começando a auditoria (fonte TCU).

Operacionalização dos processos de trabalho de auditoria

Fase de planejamento
Fase operativa
Fase de relatório
Fase de monitoramento

Como nos organizamos

Do ponto de vista pedagógico, o curso tem como marco conceitual a Educação Permanente em Saúde (EPS), portanto, a aprendizagem significativa e a intervenção na realidade de trabalho dos participantes. Para tanto, valoriza: (1) o diálogo do conteúdo do curso com as necessidades do SUS e das propostas do Plano Estadual de Saúde - PES; (2) o compromisso em trazer para o centro das reflexões os cenários de práticas cotidianas dos alunos; e (3) a formação centrada no(a) cursista e equipe de trabalho por meio do uso de metodologias ativas que contribuam para posturas proativas.

Nessa lógica, para a realização das atividades propostas pelo curso, será necessário que o aluno disponha de carga horária semanal de pelo menos 8 (oito) horas.

Destaca-se ainda que as atividades de ensino-aprendizagem adotadas para o desenvolvimento do curso na modalidade EAD compreendem: assistir aulas gravadas, realizar leituras de material complementar, participar de fóruns de discussão online e momentos remotos com exposição dialogada de determinados temas abordados, responder questionários de avaliação (ao final dos conteúdos dos Módulos I e II) e apontar desfechos possíveis de estudo de caso mediados pela tutoria (ao final do Módulo III).

Módulos relacionados