Informações Gerais

  • 200h
  • 1490 aluno(s) atualmente inscrito(s)
  • A partir de 26/5/2022
  • Para
  • Sem Tutoria/Facilitação
  • Curso restrito

Sobre o curso

O Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental com ênfase na Atenção Primária à Saúde (APS) se insere no âmbito da política de saúde do Estado desenvolvida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), na perspectiva de uma gestão em saúde pública compromissada com o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde do Paraná, em específico na implementação da linha de cuidado em saúde mental, de acordo com o Plano Estadual de Saúde (PES) 2020-2023.

O curso será desenvolvido em nível de aperfeiçoamento na modalidade de Educação a Distância (EAD), com apoio de monitoria, com encontros remotos, dada a maior capilaridade e propagação do conhecimento que tal modalidade propõe, no sentido de qualificar as equipes de atenção primária em saúde para o cuidado em saúde mental.

Objetivos

Objetivo Geral

Aproximar o campo da Saúde Pública/Coletiva e o campo da saúde mental, ampliando as interfaces multiprofissionais e comunitárias, para intervenção adequada na APS.

 

Objetivos Específicos

  • Proporcionar o desenvolvimento das capacidades profissionais pertinentes à saúde mental no contexto da APS;
  • Promover a reflexão para identificação de necessidades e recursos territoriais, planejamento e implementação de ações em saúde mental na APS, considerando a necessidade do usuário em seu contexto familiar e comunitário;
  • Estimular a atuação profissional de forma colaborativa com os demais profissionais, compartilhando objetivos, reconhecendo o papel e a importância do outro na complementaridade das ações em saúde mental;
  • Apoiar o compartilhamento do cuidado com os pontos de atenção especializados em saúde mental, instrumentalizando os profissionais de saúde, da Atenção Primária à Saúde na realização da estratificação de risco em Saúde Mental;
  • Contribuir para o desenvolvimento de políticas de EPS, a partir de experiências inovadoras no campo da formação de profissionais de saúde do SUS no Paraná, na modalidade EAD.

Conteúdo

Unidade Introdutória

UA 1 - Saúde Mental no Contexto das Políticas Públicas

Conteúdo 1.1 – Saúde Mental no Contexto das Políticas Públicas 

UA 2 – Organização do Trabalho em Saúde Mental

Conteúdo 2.1 – Rede de Atenção à Saúde e a Linha de Cuidado em Saúde Mental
Conteúdo 2.2 – Territorialização e Processo de Trabalho em Saúde Mental

UA 3 – Gestão do Cuidado em Saúde Mental

Conteúdo 3.1 – Atuação em Equipes de Trabalho no Cuidado em Saúde Mental no Contexto da Atenção Primária à Saúde
Conteúdo 3.2 – Saúde Mental e Ciclos de Vida
Conteúdo 3.3 – Saúde Mental, Trabalho e Violência

UA 4 – Gestão de Caso em Saúde Mental

Conteúdo 4.1 – Estratificação de Risco em Saúde Mental
Conteúdo 4.2 – Cuidado em Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde
Conteúdo 4.3 – Reabilitação Psicossocial
Conteúdo 4.4 – Urgência e Emergência em Saúde Mental

Como nos organizamos

Do ponto de vista pedagógico, o curso tem como marco conceitual a Educação Permanente em Saúde (EPS), portanto, a aprendizagem significativa e a intervenção na realidade de trabalho dos participantes. Para tanto, valoriza: (1) o diálogo do conteúdo do curso com as necessidades do SUS e das propostas do Plano Estadual de Saúde - PES; (2) o compromisso em trazer para o centro das reflexões os cenários de práticas cotidianas dos alunos; e (3) a formação centrada no(a) cursista e equipe de trabalho por meio do uso de metodologias ativas que contribuam para posturas proativas.

Nessa lógica, para a realização das atividades propostas pelo curso, será necessário que o aluno disponha de carga horária semanal de pelo menos 8 (oito) horas.

Destaca-se ainda que as atividades adotadas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem do curso na modalidade EAD compreendem: realizar leitura de textos básicos produzidos especialmente para esse curso e de material complementar, assistir aulas gravadas e disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem da Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPPr-Virtual), participar de encontros remotos com exposição dialogada ou mesa redonda com temas relativos às unidades de aprendizagem (UA) com possibilidade de interação por chat durante o evento, responder questionários de fixação de aprendizagem e avaliação (por conteúdo de cada UA) e interagir com o(a)s monitore(a)s por e-mail para o adequado monitoramento e avaliação do curso pela coordenação do mesmo.


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